Jesus demonstra seu coração
O que Jesus falou em Mateus 11.29 é manifestado por suas ações, como vemos repetidas vezes em todos os quatro Evangelhos. O que ele é, ele faz. Sua vida demonstra seu coração. Considere os relatos dos Evangelhos:
• Quando o leproso diz: "Senhor, se quiseres, podes purificar-me", Jesus imediatamente estende a mão e o toca, com as palavras: "Quero, fica limpo!" (Mt 8.2,3). A palavra vontade, tanto no pedido do leproso quanto na resposta de Jesus, é a palavra do grego que significa "desejo" ou "anseio". O leproso estava perguntando qual era o desejo mais profundo de Jesus. E Jesus revelou seu desejo mais profundo ao curá-lo.
• Quando um grupo de homens traz seu amigo paralítico a Jesus, o Senhor está tão ansioso para ajudar que nem espera que eles falem primeiro: "Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Tem bom ânimo, filho; estão perdoados os teus pecados." (Mt 9.2). Antes que pudessem abrir a boca para pedir ajuda, Jesus não conseguiu se conter - palavras de segurança fluíram.
• Viajando de cidade em cidade, "Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas" (Mt 9.36). Então, ele os ensina e cura suas doenças (9.35). Sua misericórdia entra em ação assim que vê o desamparo das multidões.
• A compaixão vem em ondas repetidas vezes no ministério de Cristo. Sua compaixão o leva a curar os enfermos: "compadeceu-se dela e curou os seus enfermos." (Mt 14.14). Leva-o a alimentar os famintos: "Tenho compaixão desta gente, porque há três dias que permanece comigo e não tem o que comer" (15.32). Faz com que ele ensine as multidões: "compadeceu-se deles [...] E passou a ensinar-lhes muitas coisas" (Mc 6.34). E leva-o a enxugar as lágrimas dos que estão tristes: "Vendo-a, o Senhor se compadeceu dela e lhe disse: Não chores!" (Lc 7.13). A palavra do grego que significa "compaixão" em todos esses textos refere-se às entranhas de uma pessoa. É uma maneira antiga de se referir ao que surge de dentro. Essa compaixão reflete o coração mais profundo de Cristo.
Continue a leitura do artigo aqui!